Princípios de gestão da qualidade
Para conduzir e operar com sucesso uma organização, é necessário dirigi-la e controlá-la de maneira transparente e
sistemática. O sucesso pode resultar da implementação e manutenção de um sistema de gestão concebido para melhorar,
continuamente, o desempenho, levando em consideração, ao mesmo tempo, as necessidades de todas as partes
interessadas. A gestão de uma organização inclui, entre outras disciplinas de gestão, a gestão da qualidade.
Oito princípios de gestão da qualidade foram identificados, os quais podem ser usadospela Alta Direção para conduzir a
organização à melhoria do seu desempenho.
a) Foco no cliente
Organizações dependem de seus clientes e, portanto, convém que atendam as necessidades atuais e futuras do cliente, e
seus requisitos e procurem e procurem exceder as suas expectativas.
b) Liderança
Líderes estabelecem unidade de propósito e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham o ambiente
interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização.
c) Envolvimento de pessoas
Pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização, e seu total envolvimento possibilita que as suas
habilidades sejam usadas para o benefício da organização.
d) Abordagem de processo
Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados
como um processo.
e) Abordagem sistêmica para a gestão
Identificar, entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da
organização no sentido desta atingir os seus objetivos.
f) Melhoria contínua
Convém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja seu objetivo permanente.
g) Abordagem factual para tomada de decisão
Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações.
h) Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores
Uma organização e seus fornecedores são interdependentes, e uma relação de benefícios mútuos aumenta a habilidade
de ambos em agregar valor.
Estes oito princípios de gestão da qualidade formam a base para as normas de sistema de gestão da qualidade na família
NBR ISO 9000.
Para conduzir e operar com sucesso uma organização, é necessário dirigi-la e controlá-la de maneira transparente e
sistemática. O sucesso pode resultar da implementação e manutenção de um sistema de gestão concebido para melhorar,
continuamente, o desempenho, levando em consideração, ao mesmo tempo, as necessidades de todas as partes
interessadas. A gestão de uma organização inclui, entre outras disciplinas de gestão, a gestão da qualidade.
Oito princípios de gestão da qualidade foram identificados, os quais podem ser usadospela Alta Direção para conduzir a
organização à melhoria do seu desempenho.
a) Foco no cliente
Organizações dependem de seus clientes e, portanto, convém que atendam as necessidades atuais e futuras do cliente, e
seus requisitos e procurem e procurem exceder as suas expectativas.
b) Liderança
Líderes estabelecem unidade de propósito e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham o ambiente
interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização.
c) Envolvimento de pessoas
Pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização, e seu total envolvimento possibilita que as suas
habilidades sejam usadas para o benefício da organização.
d) Abordagem de processo
Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados
como um processo.
e) Abordagem sistêmica para a gestão
Identificar, entender e gerenciar processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da
organização no sentido desta atingir os seus objetivos.
f) Melhoria contínua
Convém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja seu objetivo permanente.
g) Abordagem factual para tomada de decisão
Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e informações.
h) Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores
Uma organização e seus fornecedores são interdependentes, e uma relação de benefícios mútuos aumenta a habilidade
de ambos em agregar valor.
Estes oito princípios de gestão da qualidade formam a base para as normas de sistema de gestão da qualidade na família
NBR ISO 9000.
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