Gurus da Qualidade Mundial - 3º Bill Smith



Bill Smith, o Pai do Seis Sigma, introduziu a abordagem estatística enquanto trabalhava na Motorola, onde colecionou benefícios financeiros e vários prêmios. Bill Smith passou anos convencendo seus superiores que havia inventado uma estratégia melhor. Depois, passou o resto da vida divulgando suas idéias para empresários, líderes de governo e educadores.

Qual era a estratégia de Smith? Era o Seis Sigma, baseado na Gestão de Qualidade Total (TQM), que gerou bilhões de dólares para a Motorola, empresa em que Smith implantou sua abordagem estatística, visando aumentar a lucratividade por meio da redução de defeitos. Smith, a quem foi dado o título de Pai do Seis Sigma, provavelmente abriria um sorriso em saber que o Seis Sigma se tornou tão popular que até mesmo aparece com frequência na tira de jornal amplamente distribuída, Dilbert.

Como funcionário da Motorola, Smith não possuía participação direta nos lucros gerados pelas aplicações do Seis Sigma na empresa. No entanto, ao longo dos anos, ele e a Motorola colecionaram inúmeros prêmios e o reconhecimento por seu trabalho vital para aumentar a lucratividade no setor manufatureiro dos Estados Unidos. Bill Smith tinha orgulho especial de seu papel para a vitória da Motorola do respeitado Prêmio de Qualidade Malcolm Baldrige (MBNQA). O Baldridge foi ganho em 1988, dois anos após a Motorola ter implantado os princípios do Seis Sigma de Smith.

A morte de Smith, apenas cinco anos depois, pegou todos de surpresa. Ele faleceu devido a um enfarto enquanto trabalhava. Sua filha, Marjorie Hook, agora com 37 anos de idade e presidente do Grupo de Consultoria Clarksville, em Austin, Texas (EUA), desenvolveu afinidade pelo Seis Sigma e colaborava ocasionalmente com seu pai durante anos após ter terminado a faculdade. Hook disse que ter recebido o Baldrige foi o ponto mais alto da carreira de seu pai. “Ele estava entusiasmado pois algo bom estava acontecendo com a Motorola e o Seis Sigma tinha feito tamanha diferença", ela disse. “Ele esboçou o Seis Sigma muito antes de Bob Galvin [Presidente do Comitê Executivo da Motorola] ter mostrado à diretoria. Por isso, para ele, foi o auge após tantos anos de trabalho tentando mudar o modo de pensar das pessoas. Ele finalmente alcançou um sucesso fenomenal na Motorola e estava obtendo um grande reconhecimento “.
Os ganhadores do Prêmio Baldrige concordam em compartilhar seus programas de qualidade com todos que estiverem interessados. Hook disse que já que a Motorola foi a primeira corporação a ganhar o prêmio, todos estavam ansiosos em aprender mais sobre o Seis Sigma. “Esta é uma das razões principais de o Seis Sigma ter se tornado tão amplamente conhecido”, ela disse: “Ele teve que passar os últimos anos de sua vida viajando para ensinar e apresentar o Seis Sigma às pessoas”, disse Hook. “Era tão admirado em todos os lugares que ia e as pessoas estavam realmente interessadas no Seis Sigma. Quando outras pessoas começaram a utilizar o Seis Sigma e obtiverem os resultados como a Motorola, ficou entusiasmado”.
Não é de se espantar que o homem por trás da metodologia fosse um visionário apaixonado e um grande comunicador. Bill Smith era também um perfeccionista. até mesmo em casa. “Mas não de uma forma irritante”, disse Hook. “Ele só fazia tudo da maneira correta porque este era o jeito como tinha que ser feito.  “Acredito que era somente algo que fazia parte de seu caráter”, ela disse. “Ficava evidente ao consertar um relógio, ao ajudar-nos com um projeto de ciências, ao arrumar um carro ou ao aprender a tocar um instrumento musical – ele era incrivelmente talentoso. Sabia como fazer absolutamente tudo”.

Hook disse que ele sempre abordava os projetos de maneira metódica e esboçava um plano, ou em papel ou em sua mente. “Planejava como seriam as coisas, certificando-se que possuíamos a habilidade e as ferramentas para tal e depois tínhamos que limpar tudo”, disse Hook. “Tudo tinha de ser feito de maneira completa. Nunca algo foi feito sem algum tipo de preparação. O padrão era sempre muito alto”.

Bill Smith também utilizava o computador para desenvolver um programa que iria ajudá-lo prever vencedores de corridas de cavalos. Betty Smith disse que ele programou uma calculadora com dados sobre cavalos que corriam no Hipódromo Internacional de Arlington, em Arlington Heights, Illinois, EUA. “Meu Deus, acho que ele ganhou oito das primeiras nove corridas, então as pessoas começaram a nos seguir" ela disse.
Os Smith logo se juntaram a uma meia dúzia de pessoas em uma sociedade para se tornarem proprietários de cavalos, embarcando em um passatempo que durou a vida toda. “Tínhamos seis cavalos quando ele morreu”, disse Betty Smith. “Eles eram nossos, não faziam parte da sociedade. No princípio, era lucrativo. Acho que um dos cavalos ganhou a maioria do dinheiro. Após a morte de Bill, desfiz-me de todos os cavalos, exceto um. Seu avô era Seattle Slew, o famoso ganhador da Tríplice Coroa de 1977.”

Nascido no Brooklyn, Nova York, em 1929, Bill Smith se formou na Academia Naval dos EUA, em 1952, e estudou na Faculdade de Administração da Universidade de Minnesota. Em 1987, após trabalhar por quase 35 anos com engenharia e garantia de qualidade, ingressou na Motorola, atuando como vice-presidente e gestor de garantia de qualidade no setor de Produtos Móveis Terrestres.

Em honra ao talento e dedicação de Smith, a Pós-Graduação de Administração Kellogg da Northwestern University criou uma bolsa de estudos em nome de Smith. O reitor Donald P. Jacobs da Kellogg notificou Robert Galvin da Motorola da intenção da instituição menos de um mês após Smith ter falecido. “Bill era um comunicador extremamente eficaz e inspirador”, escreveu Jacob em um carta no dia 27 de julho de 1993. “Ele nunca falhou em impressionar sua plateia devido à profundidade de seu conhecimento, à extensão de seu comprometimento pessoal e ao nível de seu potencial intelectual”. A instituição criou a bolsa de estudos em reconhecimento às “contribuições de Smith à Kellogg e a sua dedicação ao ensino e prática da qualidade”.
Foi um tributo justo a um homem que influenciou os estudantes de administração e os líderes corporativos do mundo inteiro com sua estratégia inovadora Seis Sigma.

Como a seguidora mais próxima de seus passos, Marjorie Hook tem uma posição segura para especular sobre a utilização da versão 2003 do Seis Sigma de Bill Smith. “Acredito que hoje as pessoas, às vezes, tentam fazer com que o Seis Sigma pareça complicado e exageradamente técnico", disse ela. “Sua abordagem era, „Se quiser melhorar algo, envolva as pessoas que realizam o serviço. Ele sempre quis deixá-lo simples para que as pessoas pudessem utilizá-lo."


Ele iria aprovar a evolução do Seis Sigma? “Ficaria entusiasmado", disse Hook.

Comentários

Postagens mais visitadas