Gurus da Qualidade Mundial - 5º Clarence Irving (C.I.) Lewis
Clarence Irving (C.I.) Lewis foi
talvez o filósofo acadêmico americano mais importante das décadas de 1930 e
1940. Ele contribuiu principalmente para a epistemologia e a lógica, e, em
menor escala, para a ética. Lewis era também uma figura-chave no crescimento da
filosofia analítica nos Estados Unidos, tanto no desenvolvimento e influência
de suas publicações quanto na influência, direta e indireta, em alunos de
pós-graduação da Harvard, incluindo alguns dos principais filósofos analíticos
da última metade do século XX. C.I. Lewis nasceu em 12 de abril de 1883, em
Stoneham, Massachusetts, EUA, e morreu em 2 de fevereiro de 1964, em Menlo
Park, Califórnia, EUA. Estudou em Harvard de 1902-1906, onde foi influenciado
principalmente pelo pragmático, William James, e o idealista, Josiah Royce.
Royce também orientou a dissertação de Ph.D. de 1910 de Lewis “The Place of
Intuition in Knowledge”. Enquanto atuava como professor assistente de Royce
em lógica, Lewis leu Principia Mathematica de Whitehead e Russell, um
livro que ambos admiravam e criticavam. Posteriormente, enquanto ministrava
aulas na Universidade da Califórnia, em Berkley, de 1911-1920, seus principais
interesses de pesquisa mudaram para a lógica. Escreveu uma série de artigos
sobre lógica simbólica, culminando com sua monografia de 1918, “A Survey of
Symbolic Logic‖ (SSL), em que
Lewis (1918) pesquisou os desenvolvimentos em lógica de sua época e concluiu
seu próprio sistema modal de implicação estrita. Entretanto, em resposta a
críticas, Lewis excluiu estes capítulos de reedições do SSL e revisou o
tratamento dos tópicos para o livro coescrito de 1932, “Symbolic Logic‖ (SL) (Lewis and Langford, 1932)
– “o primeiro tratamento abrangente dos sistemas de implicações estritas (ou,
na verdade, dos sistemas de lógica modal)”, segundo Hughes and Cresswell .
Lewis retornou para Harvard em 1920, onde lecionou até se aposentar em 1953,
tornando-se Professor de Filosofia Edgar Peirce em 1948. Em Harvard, o principal
interesse de pesquisa de Lewis voltou a ser a epistemologia. Iniciando com o
seu amplamente republicado artigo de 1923, “A Pragmatic Conception of the A
Priori” (Lewis, 1923), desenvolveu um posição distinta de si próprio a qual
chamou de “pragmatismo conceitual” e que foi apresentada de uma forma
sistemática em seu livro de 1929, “Mind and the World Order‖ (MWO) (Lewis, 1929). O MWO
estabeleceu Lewis como sendo uma grande figura na cena filosófica americana.
Nos anos 30 e 40, parcialmente em resposta ao desafio do positivismo, a forma
mais do que a conteúdo dos pontos de vista de Lewis mudaram. Em seu livro de
1946, “Analysis of Knowledge and Valuation‖ (AKV), baseado nas palestras de
Carus de 1944, Lewis (1946) fornecia uma apresentação sistemática e cuidadosamente
analítica de seus pontos de vista filosóficos maduros. Os primeiros dois terços
do livro consistem em um refinamento completo e em uma representação mais
precisa do significado de sua teoria e dos seus pontos de vista
epistemológicos, e o último terço consistia em uma apresentação da sua teoria
de valor. Após aposentar-se de Harvard, Lewis lecionou e ministrou palestras em
várias universidades, incluindo Princeton, Columbia, Indiana, do Estado de
Michigan, e do Sul da Califórnia, mas principalmente em Stanford. Suas
palestras em Woddbridge, em 1954, na Universidade Columbia e em Mahlon Powell,
em 1956, na Universidade de Indiana, resultaram em dois pequenos livros sobre
ética, “The Ground and the Nature of the Right‖ (Lewis 1955) e “Our Social
Inheritance‖ (Lewis 1957).
Lewis foi o tema da publicação póstuma “Library of Living Philosophers‖ (Schilpp, 1968), uma honra que
indica sua importância permanente e reconhecida para a filosofia americana nos
anos 50. Nos mais de trinta anos em Harvard, Lewis ministrou aulas de
pós-graduação para alguns dos mais eminentes filósofos americanos da última
metade o século XX, incluindo W.V. Quine, Nelson Goodman, Roderick Chisholm,
Roderick Firth e Wilfrid Sellars. Embora, apenas Chisholm e Firth destes cinco
foram orientados por Lewis, e Sellars deixou Harvard após dois anos de estudos
para usufruir da bolsa de estudos Rhodes para Oxford, Inglaterra, todos os
cinco mencionam Lewis com frequência em suas publicações, geralmente de forma
crítica, e seus próprios pontos de vista, às vezes, são desenvolvidos em
resposta aos de Lewis (Baldwin (2007) possui uma discussão excelente da
influência de Lewis sobre Quine, e a respeito da filosofia de Lewis de forma
geral). Principais Livros Publicados:
• Lewis,
Clarence Irving (C.I.) - A Survey of Symbolic Logic.
• Lewis,
Clarence Irving (C.I.) - Mind and World Order: Outline of a Theory of
Knowledge.
• Lewis,
Clarence Irving (C.I.); Langford, Coopre H. - Symbolic Logic
• Lewis,
Clarence Irving (C.I.) - An Analysis of Knowledge and Valuation. Open
Court.
• Lewis,
Clarence Irving (C.I.) - The Ground and Nature of the Right. Columbia
Univ. Press.
• Lewis,
Clarence Irving (C.I.) - Our Social Inheritance. Indiana Univ. Press.
• Lewis,
Clarence Irving (C.I.) - Values and Imperatives: Studies in Ethics.
• Lewis, Clarence Irving (C.I.) - Collected
Papers. Referências: www.iep.utm.edu/lewisci/
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