Diagrama de Pareto

Diagrama de Pareto é ugráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. Mostra ainda a curva de porcentagens acumuladas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. 
Como construir um diagrama de Pareto
 1. Realize uma reunião com a equipe para selecionar o tópico a ser avaliado. Por exemplo, podemos avaliar tipos de defeitos, custo de manutenção por equipamento, entre outros.
2. Selecione um padrão de comparação com unidade de medida. Geralmente, utilizamos o custo ou frequência de ocorrência como medida de comparação.
3. Especifique o período de tempo em que os dados serão coletados. Exemplo: Uma semana, um mês.
4. Elabore uma planilha de dados, com as seguintes colunas: Categorias, Quantidades (totais individuais), Totais acumulados, Porcentagens, Porcentagens acumuladas.
5. Colete os dados necessários para cada categoria. Exemplo: Defeito A ocorreu X vezes ou defeito C custou Y.
6. Preencha a planilha de dados, listando as categorias em ordem decrescente com relação à unidade de comparação.
7. Marque o eixo horizontal no lado esquerdo com a escala de zero até o total da coluna Quantidade da planilha de dados. Identifique o nome da variável representada neste eixo e a unidade de medida utilizada, caso seja necessário.
8. Marque o eixo vertical do lado direito com uma escala de zero até 100%. Identifique este eixo como "Porcentagem acumulada"(%).
9. Liste as categorias da esquerda para direita no eixo horizontal em ordem decrescente de frequência ou custo. Os itens de menor importância podem ser combinados na categoria Outros, que é colocada no extremo direito do eixo, com a última barra.
10. Identifique cada intervalo do eixo horizontal escrevendo os nomes das categorias, na mesma ordem em que eles aparecem na planilha de dados.
11. Construa um gráfico de barras utilizando a escala do eixo vertical do lado esquerdo. Para construir um gráfico de barras, acima de cada categoria, basta desenhar um retângulo cuja a altura representa a frequência ou custo daquela categoria.
12. Construa a curva de Pareto marcando os valores da porcentagem acumulada acima e no centro ou lado direito do intervalo de cada categoria, e ligue os pontos por segmentos de reta.
O gráfico de Pareto correspondente é mostrado abaixo.
Diagrama de Pareto relativo a custos
Na construção do gráfico de Pareto podemos utilizar como medida de comparação a frequência de ocorrência do atributo ou o custo associado a este atributo. A seguir, apresentamos um exemplo de um gráfico de Pareto com medida de comparação baseada no custo.

Exemplo 1.5.2:
Em uma empresa de cartão de identificação, contabilizamos os defeitos nos cartões com medida de comparação baseada no custo.
Principais defeitos
Nº de embalagens defeituosas
Custo por unidade defeituosa
Custo do defeito
Números trocados
28
0,05
1,40
Caracteres errados
28
0,05
1,40
Amassado
4
1,00
4,00
Perfurado
3
0,05
0,15
Impressão ilegível
2
0,05
0,10
Rasgado
2
1,00
2,00
Outros
1
0,05
0,05
Total
68


Ordenando os defeitos pelos seus custos, temos o seguinte diagrama
Principais defeitos
Custo do defeito
Amassado
4,00
Rasgado
2,00
Números trocados
1,40
Caracteres errados
1,40
Perfurado
0,15
Impressão ilegível
0,10
Outros
0,05

O gráfico de Pareto correspondente, relativo aos custos é dado por
Diagrama de Pareto é um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas.
Este esquema foi criado por um economista e sociólogo italiano, Vilfredo Pareto, que nasceu em Paris, e morreu em 1923, em Genebra.
O Diagrama de Pareto tem o objetivo de compreender a relação ação - benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado.
O diagrama é composto por um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências em ordem decrescente, e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de futuras perdas.
O diagrama é uma das sete ferramentas básicas da qualidade e baseia-se no princípio de que a maioria das perdas tem poucas causas, ou que poucas causas são vitais, sendo a maioria trivial.
Muitas vezes, no Diagrama de Pareto são incluídos valores em porcentagem e o valor acumulado das ocorrências. A partir desta forma é possível avaliar o efeito acumulado dos itens pesquisados.
O Diagrama de Pareto é uma ferramenta muito importante porque através dele é possível identificar pequenos problemas que são críticos e causam grandes perdas.
Para o Diagrama ser aplicado, é importante seguir seis passos básicos:
1.      Determinar o objetivo do diagrama, ou seja, que tipo de perda será investigada;
2.      Definir o aspecto do tipo de perda, ou seja, como os dados serão classificados;
3.      Em uma tabela, ou folha de verificação, organizar os dados com as categorias do aspecto definido;
4.      Fazer os cálculos de frequência e agrupar as categorias que ocorrem com baixa frequência sob a denominação “outros”;
5.      Calcular também o total e a porcentagem de cada item sobre o total e o acumulado;
6.      Traçar o diagrama.

O Diagrama de Pareto está intrinsecamente relacionado com a Lei de Pareto, também conhecida como princípio 80-20, ou lei 20/80.
De acordo com esta lei, 80% das consequências decorrem de 20% das causas. Esta lei foi proposta por Joseph M. Juran, famoso consultor de negócios, que deu esse nome como homenagem ao economista italiano Vilfredo Pareto.
 Durante as suas pesquisas, Pareto descobriu que 80% da riqueza estava nas mãos de apenas 20% da população.
 Através desta lei é possível afirmar que:
·         20% dos clientes são responsáveis por mais de 80% dos lucros de uma determinada empresa;
·         Mais de 80% das descobertas no mundo científico resultam de 20% dos cientistas.



Comentários

Postagens mais visitadas