Ferramentas da Qualidade
Ferramentas da Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a
finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que
eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de
trabalho. As ferramentas da qualidade foram estruturadas, principalmente, a
partir da década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. Desde
então, o uso das ferramentas tem sido de grande valia para os sistemas de
gestão, sendo um conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para
melhoria de produtos, serviços e processos.
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma,
Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto,
Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle. Estas sete ferramentas
fazem parte de um grupo de métodos estatísticos elementares, que devem ser de
conhecimento de todas as pessoas envolvidas com a empresa, do presidente aos
colaboradores, e, por isso, devem fazer parte dos programas básicos de
treinamentos das organizações.
Fluxograma
O Fluxograma tem como finalidade identificar o caminho real e
ideal para um produto ou serviço com o objetivo de identificar os desvios. É
uma ilustração seqüencial de todas as etapas de um processo, mostrando como
cada etapa é relacionada. Utiliza símbolos facilmente reconhecidos para denotar
os diferentes tipos de operações em um processo.
Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe)
O Diagrama Espinha-de-Peixe tem como finalidade explorar e indicar
todas as causas possíveis de uma condição ou um problema específico. O Diagrama
de Causa e Efeito foi desenvolvido para representar a relação entre o efeito e
todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito. Também
conhecido como Diagrama de Ishikawa, foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, da
Universidade de Tóquio, em 1943, onde foi utilizado para explicar para o grupo
de engenheiros da Kawasaki Steel Works como vários fatores podem ser ordenados
e relacionados.
Folhas de Verificação
As folhas de verificação são tabelas ou planilhas simples usadas
para facilitar a coleta e análise de dados. O uso das folhas de verificação
economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever
números repetitivos. São formulários planejados, nos quais os dados coletados
são preenchidos de forma fácil e concisa. Registram os dados dos itens a serem
verificados, permitindo uma rápida percepção da realidade e uma imediata
interpretação da situação, ajudando a diminuir erros e confusões.
Diagrama de Pareto
O Diagrama de Pareto tem como finalidade mostrar a importância de
todas as condições, a fim de: escolher o ponto de partida para solução do
problema; identificar a causa básica do problema e monitorar o sucesso. Velfredo
Pareto foi um economista italiano que descobriu que a riqueza não era
distribuída de maneira uniforme. Ele formulou que aproximadamente 20% do povo
detinha 80% da riqueza criando uma condição de distribuição desigual. Os
Diagramas de Pareto podem ser usados para identificar o problema mais
importante através do uso de diferentes critérios de medição, como freqüência
ou custo.
Histograma
O histograma tem como finalidade mostrar a distribuição dos dados
através de um gráfico de barras indicando o número de unidades em cada
categoria. Um histograma é um gráfico de representação de uma série de dados.
Diagrama de Dispersão
O Diagrama de Dispersão mostra o que acontece com uma variável
quando a outra muda, para testar possíveis relações de causa e efeito. Cartas
de Controle As Cartas de Controle são usadas para mostrar as tendências dos
pontos de observação em um período de tempo. Os limites de controle são
calculados aplicando-se fórmulas simples aos dados do processo. As cartas de
controle podem trabalhar tanto com dados por variável (mensuráveis) como com
dados por atributo (discretos).
Resultados da Aplicação das 7 Ferramentas da Qualidade Devidamente
aplicadas, as sete ferramentas poderão levar a organização a: Elevar os níveis
de qualidade por meio da solução eficaz de problemas; Diminuir os custos, com
produtos e processos mais uniformes; Executar projetos melhores; Melhorar a
cooperação em todos os níveis da organização; Identificar problemas existentes
nos processos, fornecedores e produtos; Identificar causas raízes dos problemas
e solucioná-los de forma eficaz etc. É necessário saber para que serve cada
ferramenta e como aplicá-la, pois somente assim será possível obter bons
resultados.
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